O autor Paulo Freire foi um respeitado e conceituado
educador brasileiro. Ele desenvolveu o método de alfabetização popular
chamado “Método Paulo Freire”. Também criou o MOVA - Movimento de
Alfabetização, que é um programa público de apoio a educação em salas
comunitárias, adotado por várias prefeituras. Paulo Freire foi dotado de
grande inteligência e senso crítico. Foi professor, ocupou vários
cargos governamentais: diretor do Departamento de Educação e Cultura do
Serviço Social no Estado de Pernambuco; diretor do Departamento de
Extensões Culturais da Universidade do Recife; Supervisor para o
programa do partido para alfabetização de adultos; Secretário de
Educação da cidade de São Paulo.
Paulo Freire foi exilado na
Bolívia na época da ditadura. Trabalhou no Chile no movimento de reforma
agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas.
Anos mais tarde retornou ao Brasil.
Paulo Freire criticava o
sistema tradicional de educação. Por esse motivo elaborou novos métodos
de ensino e lançou várias obras literárias com ricos conteúdos para a
área de educação.
A educação fundamentada na ética, respeito e na
dignidade foi uma constante preocupação durante a sua vida como educador
e político.
Paulo Freire faleceu em 02 de maio de 1997.
Capítulo I – “Não há docência sem discência”
Neste
capítulo Paulo Freire critica as formas de ensino tradicionais. Defende
uma pedagogia fundada na ética, no respeito, na dignidade e na
autonomia do educando. Questiona a função de educador autoritário e
conservador, que não permite a participação dos educandos, suas
curiosidades, insubmissões, e as suas vivências adquiridas no decorrer
da vida e do seu meio social. Coloca vários argumentos em prol de um
ensino mais democrático entre educadores e educandos, tendo em vista que
somos seres inacabados, em constante aprendizado. Todo indivíduo seja
educadores ou educandos devem estar abertos a curiosidade, ao
aprendizado durante seu percurso de vida. Nesse sentido destaca a
importância dos educadores e suas práticas na vida dos alunos. Atitudes,
palavras, simples fatos advindos do professor poderão ficar marcados
pelo resto da vida de uma pessoa contribuindo positivamente ou não para o
seu desenvolvimento. Enfatiza a cautela quando o assunto é educar, pois
educar é formar. Destaca a importância do educador e sua metodologia.
Ressalta que o educador deve estar aberto também a aprender e trocar
experiências com os educandos, pois a vivência dos educandos merece
respeito. Em seus métodos atuais enfatiza que a curiosidade dos
educandos é um aspecto positivo para o aprendizado, pois é um fator
importante para o desenvolvimento da criticidade. O ensino dinâmico
desenvolve a curiosidade sobre o fazer e o pensar sobre o fazer. Paulo
Freire destaca a necessidade do respeito, compreensão, humildade e o
equilíbrio das emoções entre educadores e educandos em seus métodos de
ensino.
Capítulo I – “Ensinar não é transferir conhecimento”
No
capítulo 2 Paulo Freire aborda a questão da ética entre educador e
educando. Discursa sobre a prática de ensinar. “Ensinar não é transferir
conhecimento”, é respeitar a autonomia e a identidade do educando. Para
passar conhecimento o educador deve estar envolvido com ele, para
envolver os educandos. Deve estimular os alunos a desenvolverem seus
pensamentos. Fornece argumentos mostrando que desta forma é possível o
desenvolvimento da crítica. Ele se volta para a teoria do pensar certo.
Constata as diferenças de forma de tratamento às pessoas em relação ao
seu nível social. Educar é também respeitar as diferenças sem
discriminação, pois esta é imoral, nega radicalmente a democracia e fere
a dignidade do ser humano. Qualquer forma de discriminação deve ser
rejeitada. Aborda alguns conceitos que são necessários para o desempenho
do bom ensino tendo por conseqüência maior aproveitamento no
aprendizado. A ética, o bom senso, a responsabilidade, a coerência, a
humildade, a tolerância são qualidades de um bom educador. Ele também
aborda a questão do professor defender seus direitos e exigir condições
para exercer sua docência, pois dessa forma estará exercendo sua ética e
respeito por si mesmo e pelos alunos.
Capítulo I – “Ensinar é uma especificidade humana”
No
capítulo 3 Paulo Freire aborda o tema da autoridade do educador. É
muito importante a segurança e o conhecimento do professor para se fazer
respeitado. Distingue a autoridade docente democrática da autoridade
docente mandonista. Protesta em relação à minimização da população mais
carente quanto à imposição de colocá-los em situações ditas como
fatalísticamente imutáveis pela sociedade mais favorecida, com o
objetivo de obter alienação, resignação e conformismo. Traça argumentos a
favor da recriação de uma sociedade menos injusta e mais humana. Aponta
que o professor exerce uma grande importância para que haja um
movimento de mudança social. Delineia algumas atitudes de atuação do
professor em sala de aula que podem fazer florescer uma nova consciência
aos futuros educandos. Mostra que há necessidade de decisão, ruptura e
escolhas para alcançar os objetivos. Como professor critico impõem a
decência e a ética como fatores qualitativos para obter o respeito dos
alunos , e estes acompanhá-los. Os professores têm uma séria
responsabilidade social e democrática. Estes devem abstrair-se da sua
ignorância para escutar os educandos, sem tolí-los. Indica que há uma
necessidade de mudanças na postura dos profissionais para enfim
colaborar com a melhoria de condições e qualidade de vida, e assim
desarticular qualquer forma de discriminação e injustiça, pois a
educação é uma especificidade humana que intervém no mundo. Traça
aspectos necessários aos educadores para dar oportunidade aos educandos
de desenvolverem sua criatividade, o senso de crítica, respeito, e
liberdade. Demonstra que a pedagogia da autonomia deve estar centrada em
experiências estimuladoras da decisão e responsabilidade. Critica as
atividades consideradas anti- humanistas. Discute também sobre a
intervenção da globalização que vem robustecendo a riqueza de uns poucos
e verticalizando a pobreza de milhões. A preocupação com o lucro deixa a
desejar as questões de ética e solidariedade humanas. Inclusive Paulo
Freire cita que o desemprego no mundo não é uma fatalidade como muitos
querem que acreditemos e sim o resultado de uma globalização da economia
e de avanços tecnológicos, deixando de ser algo a serviço e bem estar
do homem.
Como a Enfermagem pode utilizar o conteúdo do livro Pedagogia da Autonomia com a prática da enfermagem
a autonomia, a liberdade, a autoridade com ética e respeito ao próximo |
A
obra de Paulo Freire Pedagogia da autonomia pode ser base de
conhecimento para a vida. É um livro de conteúdo valioso que ensina a
praticar
Nas práticas de Enfermagem faz-se útil esse conhecimento.
Como enfermeiros temos que partir do principio que somos seres
incompletos, que precisamos estar em busca de novos conhecimentos, sejam
eles técnicos, práticos ou através das pessoas que convivemos ou que
passam por nosso caminho. Para sermos respeitados temos que ter
segurança no conhecimento. A Enfermagem é uma profissão que está
atrelada a um conjunto de práticas sociais e éticas ligadas aos seres
humanos, na maioria das vezes em situações de fragilidade física e/ou
emocional. Dessa forma necessitamos de segurança no conhecimento que
adquirimos para passar confiança àqueles que de nós necessitam. O
enfermeiro (a) confiante no que faz traz segurança àqueles que cuidam e
administra.
Além de todo o conhecimento técnico científico, o bom
enfermeiro deve saber administrar sua equipe de forma democrática com
autonomia e autoridade respeitando as vivências adquiridas de sua equipe
como um todo e individualmente. Deve haver o respeito, a compreensão,
humildade e o equilíbrio das emoções entre enfermeiros, equipe e
clientes para o desenvolvimento de um ambiente amistoso, edificado na
responsabilidade, bom senso, coerência e humildade. Deve dar
oportunidade a sua equipe de desenvolver a criatividade, a capacidade de
decisão e responsabilidade.
A enfermagem também está envolvida
com aspectos econômicos-sociaisculturais, por isso é necessária uma boa
conscientização desse profissional para a obtenção de resultados
positivos a serviço do bem estar do Homem. Deve abster-se de qualquer
forma de discriminação sendo um ser neutro nessa particularidade,
tratando todos com igualdade, pois a enfermagem está centrada na
clientela. Por esse motivo faz-se necessário que todos sejam aliados na
luta por uma assistência de qualidade e acessível a toda população.
Saúde é um direito de todos.
A enfermagem também exerce um
importante papel na educação. Envolvida nas medidas que possibilitam a
compreensão da importância das ações para a saúde e a promoção de
controle das doenças à população. É importante que esses profissionais
estejam interados e integrados com o conhecimento seguro para passar
confiança e credibilidade, utilizar meios de linguagem de fácil
compreensão para entendimento da população, ouvir, aceitar críticas, dar
liberdade de opinião a essas pessoas tão discriminadas pela sociedade e
tão carentes de atendimento. Dessa forma, envolver os cidadãos na
conscientização de seus direitos, para que façam que as autoridades
tomem as devidas providências.
A enfermagem deve ter consciência
de que é direito e necessário ter boa remuneração salarial, boas
instalações, materiais disponíveis, medicamentos, equipamentos,
alimentação, limpeza para um bom desenvolvimento da função. Tendo
recursos, os profissionais podem trabalhar com dignidade e respeito a si
mesmo, a equipe, e aos clientes. A enfermagem deve ser unida para lutar
por seus direitos e assim ser reconhecida por toda a sociedade.
Conclusão
O
conhecimento adquirido através da obra de Paulo Freire é com certeza um
fator auxiliador no desenvolvimento das práticas educacionais, de
enfermagem e de vida.
Esta obra é um convite ao exercício da
auto-avaliação e conscientização de valores sociais, respeito, da forma
de educar e de agir.
compreensão, ética e responsabilidade |
É
uma obra que merece respeito tanto de educadores, aducandos, e também
todos os envolvidos com o comprometimento de mudar para melhor, de
contribuir para a conscientização de um mundo melhor. Com respeito,
Através
deste livro obtemos a certeza de que devemos lutar pelos nossos
direitos, com o objetivo de viver e fazer outros viverem dignamente.
É
um alerta para o aperfeiçoamento como indivíduos e cidadãos. Ter
competência para atuar com segurança. Ter humildade para aprender. Ter
compreensão para escutar, ter carinho para doar amor. Ter autoridade
para se fazer respeitar com democracia.
É um estímulo que deve ser
aperfeiçoado todos os dias. Fazer o que se gosta. Batalhar pelo que se
quer. Defender o que ou quem necessita.
Questionar o que vem sendo a nossa vida, e mudar para melhor. De contribuir para uma sociedade mais benevolente e justa.
Fazer como Paulo Freire preocupar-se, lutar para fazer a diferença.
Pois
a grandeza de um Homem não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele
tem consciência de que não sabe e está disposto a aprender!
Bibliografia
FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Pesquisa
web (Biografia do autor)
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacoeducar/ensino-fundamental/educ-jovens-adultos/artigos/biografia.pdf
Créditos>> Ebah
merkur - merit casino login - xn--o80b910a26eepc81il5g.online
ResponderExcluirmerkur febcasino - merit 메리트 카지노 주소 casino login - หาเงินออนไลน์ xn--o80b910a26eepc81il5g.online